Brinquedos e brincadeiras

5 de fevereiro de 2021

PÚBLICO ALVO: Educadoras, 210 Crianças e seus familiares.

DURAÇÃO: Anual.

JUSTIFICATIVA:

O brincar, além de ser um direito de todas as crianças (ECA- artigo 16), é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.

Para a criança, o ‘brincar’ é uma maneira de conhecer o mundo, é uma forma de viver. Brincando, ela cria novos cenários, exerce diferentes papéis, experimenta novas situações, fica feliz, triste, satisfeita ou frustrada.

Não existe uma maneira certa ou errada de brincar, mas apenas a necessidade de tempo, espaço e materiais adequados para cada faixa etária. É através deste cenário que a criança aprende a lidar com os próprios sentimentos.

É através das brincadeiras que haverá uma maior socialização entre as crianças, levando-as a desenvolverem suas habilidades, a fazerem suas histórias e a reviverem seus conhecimentos de forma mais prazerosa.

Visando este conceito é necessário que o educador tenha consciência da importância do ‘brincar’ para a criança e de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem da mesma, de maneira a melhor entendê-la e atendê-la, uma vez que a criança se expressa através da brincadeira.

 

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer e ampliar o repertório cultural das crianças, através das brincadeiras e brinquedos do seu círculo social, promovendo a interação e a cooperação entre elas;
  • Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas;
  • Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos introduzidos nos brinquedos e brincadeiras populares.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  • Proporcionar às crianças um maior espaço de tempo para ‘brincadeiras’;
  • Identificar o significado de brincar;
  • Desenvolver noções de espaço, regras, habilidades e expressões através das brincadeiras;
  • Promover a maior e melhor socialização entre as crianças e suas características pessoais;
  • Propiciar situações para que as crianças criem brinquedos e brincadeiras que estejam dentro dos seus repertórios pessoais;
  • Incentivar o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar;
  • Estimular a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas.