Matrícula

Organização das matriculas: formas e critérios de enturmação

Analise do perfil socioeconômico das criança

Para o perfeito enquadramento da seleção das crianças do Instituto Dom Nery, são estabelecidos alguns critérios, quais sejam:

  • Levantamento do perfil socioeconômico realizado no momento do cadastro;

Os dados referentes a moradia, são obtidos através do comprovante de endereço das 180 famílias atendidas pela Instituição.

A maioria do público atendido reside no Residencial Novo Guaraçaí, Taquaral, Vila Nogueira, Parque São Quirino, 31 de Março, Jardim Santana, Chácara da Barra, Parque Brasília, Jardim Bela Vista, Jardim Nilópolis, Gênesis, Flamboyant, etc…

Com relação à renda familiar, levantamos a renda mensal, através do holerite  ou declaração de trabalho comprovada, incluindo todas as pessoas que trabalham na casa.

O número de pessoas que contribuem para a renda familiar é variável entre as famílias pesquisadas, oscilando entre uma a três pessoas que ajudam a compor a renda total. O valor médio da renda familiar gira em torno de 2 a 3 salários mínimos. Em contrapartida, o número de integrantes do grupo familiar, embora variando entre 03 (três) a 08 (oito) pessoas.

Os dados apresentados em relação à renda familiar, aliados ao local de moradia e as características de escolaridade refletem a situação de vulnerabilidade das famílias atendidas e a necessidade de ações que contribuam para minimizar os seus efeitos.

Além do perfil socioeconômico também são levados em consideração os seguintes critérios definidos pela Instituição junto a Secretaria Municipal de Educação:

Critérios para Cadastro:

  • Crianças com 03 anos completos, mediante o intervalo determinado pela resolução da Educação
  • Crianças portadoras de necessidades especiais
  • Pais portadores de necessidades especiais
  • Crianças em situação de vulnerabilidade social
  • Filhos de funcionários
  • Famílias de baixa renda
  • Residir e/ou trabalhar em bairros próximos à entidade
  • Atender grupos familiares (irmãos mais novos)
  • O cadastro é realizado no decorrer do ano de forma continua e de acordo com a demanda. Após a realização do mesmo ele é incluído no Sistema Integre gerando uma lista de espera.

Demanda:

Via-de-regra, as demandas por vagas na Entidade têm extrapolado o número de vagas disponíveis.

As rematrículas são realizadas no mês de outubro, através de entrevista com o responsável pela criança, para atualização de dados no Sistema Integre.

As matrículas novas são realizadas a partir de Novembro, através de entrevista com o responsável e complementação da ficha de levantamento de dados, lançados no Sistema Integre.

Para o preenchimento de vagas, as crianças são convocadas mediante a ordem da lista e espera.

Formas e critérios de enturmação:

As turmas são montadas tomando-se como parâmetro divisão por faixa etária de idade