Projetos Permanentes Reestruturação

  • Projetos Permanentes Reestruturação

  • Optamos por reestruturar a proposta curricular, baseando-a na abordagem sociointeracionista e BNCC, onde os alunos como de fato devem desempenhar o papel principal no processo pedagógico, após o processo de acolhimento e caracterização das turmas será proposto à elaboração de projeto norteador para o instituto, adequando as demandas de cada grupo para o desenvolvimento do mesmo. Inserindo nos planos individuais de cada sala.

    Os projetos permanentes são: Projeto Artes, Projeto Ciranda Literária, Projeto Mini Horta e Alimentação Saudável.

    Estes projetos são desenvolvidos no decorrer do ano letivo, são estímulos para diferentes aprendizados não só pelo aluno, mas também pelo professor e pela escola, como facilitador de identificação de habilidades e competências que poderão ser mais bem trabalhadas, respeitando às diversidades e individualidades de cada aluno. Com a supervisão dos professores e orientações em rodas de conversa as crianças com apresentações de vídeos que enriqueçam os temas abordados, rodas de conversa, para fazer levantamento dos conhecimentos prévios das crianças e suas curiosidades, fazer o conhecimento do espaço em que desenvolvido cada projeto.

    Escolher com as crianças os materiais, o que poderá ser criado com recursos ofertados pelo instituto. Pesquisas junto às famílias sobre os temas abordados

    O trabalho será desenvolvido mediante rodas de conversas, pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras de infância, apresentação de vídeos relacionados a brinquedos e brincadeiras, bem como cantigas de roda. Também será proporcionada pesquisa em livros e internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras, selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças, coletar algumas sucatas para a confecção desses brinquedos.

    Atividades referentes a desenho, modelagem, confecção de maquetes, após passeio pelo bairro. Utilizar-se de músicas e sons que retratem o meio ambiente. Confecção de painéis coletivos e fixados na escola. Rodas de conversas com relatos de experiências. Passeios pelo bairro visitando praças e comércio locais.

    Os projetos permanentes são finalizados no final do ano do letivo. A avaliação será feita através de observação sistemática e direta da criança, durante  todo o processo e transcorrer das atividades propostas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e de registro culminando em exposição e nos relatórios individuais das mesmas. Também o uso de rodas de conversas, da assiduidade das crianças, observando o desenvolvimento da motricidade, oralidade, imaginação, na participação e confecção dos brinquedos e das brincadeiras.