PÚBLICO ALVO: Educadoras, 210 Crianças e seus familiares.
DURAÇÃO: Anual.
JUSTIFICATIVA:
Na Educação Infantil, o cuidar e o educar caminham juntos. Quando se está cuidando, está educando. Para que possamos promover o cuidar e o educar para nossas crianças se faz necessário o seu desenvolvimento integral.
As crianças desde cedo necessitam ser incentivadas a conhecerem hábitos de alimentação saudável, para que eles possam desenvolver-se plenamente na infância, adolescência e vida adulta. Bem como estes alimentos chegam até nossas mesas.
Portanto, o projeto visa o estímulo para o consumo consciente de alimentos que os beneficiem na saúde e qualidade de vida.
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada uma de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada grupo envolvido.
Unindo o cuidado com o plantio, germinação e crescimento até o momento da colheita estarão também englobando a alimentação, sendo este tema que é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatem valores.
Através da horta, enfatizaremos a importância das plantas em nossa vida, conheceremos diferentes alimentos, incentivaremos a boa alimentação, a utilização do lixo orgânico, os cuidados com a higiene e saúde e, principalmente, o respeito pela natureza.
OBJETIVOS GERAIS:
- Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e ambiente depende de cada cidadão deste planeta;
- Proporcionar às crianças um contato com o ambiente natural através da horta, conscientizando-as sobre a importância de uma alimentação saudável e sem agrotóxicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar as crianças da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Incentivar a degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
Construir a noção de equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.