Sobre

O Instituto de Menores Dom Nery foi fundado em 29 de janeiro de 1933 com o nome de Associação de Assistência e Proteção aos Menores. Surgiu de um movimento de conceituadas famílias campineiras, orientado pelo Juiz de Menores de Campinas, Dr. Vasco J. Smith de Vasconcelos.

É importante verificar, desde o primeiro dia de vida da associação, a presença ilustre da D. Nair Valente da Cunha, como presidente da associação. Na Assembleia Geral de 1967 foi homenageada como Presidente de Honra da Associação.

A associação ainda não tinha sede própria em 1947. Foi nesta ocasião que a benemérita senhora Helena de Campos Silveira doou à Diocese de Campinas uma elevada importância em dinheiro, destinada a uma instituição católica que cuidasse de crianças abandonadas. Dom Paulo de Tarso Campos, bispo Diocesano, adquiriu com este dinheiro uma área com cerca de 26.000 metros e ali iniciou a construção da entidade prevista pela doadora. Como já existia em Campinas uma instituição católica com os mesmos fins, resolveu doar o terreno e as melhorias a essa instituição.

Em 26 de dezembro de 1947, a associação recebeu a doação do imóvel em que está instalada até hoje.

O nome do Instituto de Menores Dom Nery foi conferido à Associação por ocasião da Assembleia geral realizada em 22 de janeiro de 1975.

O Instituto atendeu – em regime de abrigo – adolescentes do sexo masculino na faixa etária de 10 à 18 anos e no semi–abrigo, adolescentes de 10 à 14 anos.

Em agosto de 1994, os adolescentes do abrigo foram transferidos para a Cidade dos Meninos e o Instituto deu continuidade ao atendimento do semi-abrigo com crianças de 07 à 14 anos.

Em 1995, deu-se início ao atendimento de 30 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 10 anos, em período integral e meio aberto.

Em 2004, foi alterado o nome da entidade, ou seja, de Instituto de Menores Dom Nery para Instituto Dom Nery, em razão da mudança de atendimento da faixa etária.

         Em 2007, passou a atender crianças a partir de 03 anos completos a 05 anos e 11 meses, em razão das alterações da LDB e escola de 9 anos.

Em 2010, o Instituto Dom Nery passou a atuar no segmento da Educação Infantil, deixando de atender crianças de 07 a 10 anos no atendimento complementar.

Atualmente, o Instituto Dom Nery atende quase 200 crianças de 03 à 05 anos e 11 meses, somente no segmento de Educação Infantil.