O Jornal como ferramenta pedagógica na Educação Infantil

Programa: Sócio Educativo

Público alvo:  Crianças de 05 a 06 anos

Duração: anual

O objetivo desse projeto é utilizar o jornal como uma ferramenta de leitura, interpretação e compreensão de temas.

Com a leitura diária do jornal, espera-se que as crianças adquiram o hábito da leitura, compreendam as diferentes linguagens, formem opiniões referentes a temas culturais da sua vida e ampliem sua visão do mundo, além de compreenderem que o jornal não é só uma fonte de informações, também uma troca de conhecimentos que permite aos cidadãos atualizarem-se da realidade que os cercam, tornando-os capazes de emitir opiniões próprias.

Em suma, o jornal pode ser considerado uma grande ferramenta pedagógica, podendo ser utilizado em salas de aula, haja vista sua utilização contribuir para que a criança tenha condições de distinguir ‘fantasias’ de fatos reais.   O incentivo à leitura criará condições para que as crianças tenham acesso às diferentes linguagens, podendo socializar-se mais facilmente.

Isso, certamente, contribuirá para que no futuro a criança torne-se um ser pensante e crítico, capacitado para enfrentar problemas e vivenciar desafios.

Objetivo:  Introduzir o jornal como uma ferramenta diária de pesquisa e discussão em sala de aula, a fim de ampliar o universo cultural e de pesquisas das crianças, possibilitando, assim, às mesmas, o acesso às diferentes linguagens disponíveis em nosso cotidiano. 

Objetivos Específicos: Contribuir para a socialização do saber da criança, através da leitura e discussão diária de um jornal; Mostrar às crianças os diversos tipos (formas) de apresentação de notícias; Despertar na criança o desejo de ler e escrever; Contribuir para que a criança pense sobre hipóteses levantadas e pré-conceitos adquiridos; Ampliar e enriquecer repertório de linguagem da criança; Desenvolver a memória e a capacidade de recordar da criança; Incentivar na criança o hábito da leitura diária; Oportunizar à criança o enfrentamento de desafios diários, solução de problemas, raciocínio lógico nos questionamentos e posicionamentos; Despertar na criança o senso crítico e o senso comum através de reflexões sobre as matérias discutidas; Estimular a compreensão da criança e dar ênfase às perguntas básicas: quem, o quê, quando e onde, uma vez que as crianças precisam aprender  a responder os   “por quês”,   já  que essas respostas fundamentarão o aprendizado em suas vidas; Levar a criança a compreender a necessidade da utilização do jornal na vida prática; Oportunizar uma visita à redação de um jornal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *