Gente, Bichos, Plantas E Bairro

Programa: Socioeducativo

Público alvo: 180 crianças

Duração: anual

“Meio ambiente é muito mais que plantas e bichos, é a gente que junto de bichos e plantas constrói e destrói, e a memória não é passado somente, pois ele volta com os olhos do presente, sempre retomado e reinterpretado.” (Park e Iorio, 2004).

As crianças nascidas e criadas rodeadas de prédios, elevadores, espaços cercados para brincadeiras, deslocamentos motorizados e ‘shoppings’ têm influenciado seu juízo moral.  São diferentes, em vários aspectos, as crianças que nascem cercadas de muito verde, plantas, bichos e ruas pelas quais possam caminhar observando a natureza, apreciando plantas altas e baixas, gramas verde-claras, escuras e acinzentadas, flores diversas, folhas secas e verdes caídas ao chão, pássaros diversos com seus ninhos nos galhos das arvores.  Assim é a composição de um cenário repleto de vidas, o qual pode ser conservado pelo homem apenas com uma pequena participação no sentido de cuidar e preservar.

A implantação deste projeto visa atender a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente ou o ambiente inteiro, ampliando o conhecimento sobre as plantas,

os bichos, as pessoas (gente) e suas relações e  ‘interinfluências’.

O desenvolvimento deste trabalho envolve o Educador enquanto pesquisador, a comunidade enquanto parceira na produção de conhecimentos e as crianças participando com manifestações particulares, sendo respeitadas no seu ritmo com o

aguçamento da curiosidade e descobertas, procurando, assim, estar dentro do contexto de pesquisas e participações.

Em resumo, a articulação, compromisso e empenho da equipe serão fundamentais para ampliar espaços, tempo e formação, possibilitando vivenciar o projeto de uma forma comprometida e prazerosa, garantindo os objetivos propostos com resultados positivos.

Objetivo: Buscar o estreitamento de laços, visando conscientizar as crianças, os educadores e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente e que mudanças na sociedade, por menores que sejam, fazem grandes diferenças.   É, portanto, importante conscientizarmo-nos de que tudo isso só depende de nós todos.

Objetivos específicos: Despertar na criança, na comunidade e também em toda equipe de Educadores os valores de conservação dos ambientes que permeiam nosso habitat. Conhecer o que as crianças e a comunidade do bairro têm feito para preservar o meio ambiente. Mapear junto às crianças todo o cenário ‘de fora’ e ‘de dentro’ da Entidade, destacando os tipos de bichos que ali residem, plantas diversas e gente que por ali circulam, procurando manter e preservar o espaço utilizado por todos, evitando a destruição pelo homem.

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