Brinquedos e Brincadeiras

Programa: Socioeducativo.

Público alvo: 180 crianças

Duração: anual

Para a criança, o ‘brincar’ é uma maneira de conhecer o mundo, é uma forma de viver.

Brincando, ela cria novos cenários, exerce diferentes papéis, experimenta novas situações, fica feliz, triste, satisfeita ou frustrada.

Não existe uma maneira certa ou errada de brincar, mas apenas a necessidade de tempo, espaço e materiais adequados para cada faixa etária. É através deste cenário que a criança aprende a lidar com os próprios sentimentos. Como afirmou Piaget : “a recompensa tem que ser a própria realização da atividade”.

É através das brincadeiras que haverá uma maior socialização entre as crianças, levando-as a desenvolverem suas habilidades, a fazerem suas histórias e a reviverem seus conhecimentos de forma mais prazerosa.    

Visando este conceito é necessário que o educador tenha consciência da importância do ‘brincar’ para a criança e de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem da mesma, de maneira a melhor entendê-la e atendê-la, uma vez que a criança se expressa através da brincadeira.

Objetivo: Conhecer e ampliar o repertório cultural das crianças, através das brincadeiras e brinquedos do seu circulo social, promovendo a interação e a cooperação entre elas.

Objetivos Específicos: Proporcionar às crianças um maior espaço de tempo para ‘brincadeiras’; Identificar o significado de brincar; Desenvolver noções de espaço, regras, habilidades e expressões através das brincadeiras; Promover a maior e melhor socialização entre as crianças e suas características pessoais; Propiciar situações para que as crianças criem brinquedos e brincadeiras que estejam dentro do seus repertórios pessoais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *