Ciranda Literária

rograma: Sócio Educativo -Familiar

Público alvo: Educadoras, Crianças, Famílias e Comunidade.

Duração: anual

Hoje, o panorama de leitura no Brasil é alarmante, pois vivemos em uma sociedade marcada pelo baixo desempenho escolar, altos índices de analfabetismo funcional e a fraca atuação dos espaços de leitura. A escola é a porta de entrada para o mundo da leitura e, em consequência, a leitura é a porta de acesso à informação do individuo critico. Essa leitura não deve se restringir somente aos textos didáticos, ela deve levar ao educando, assim como os educadores, a entender o que está acontecendo no mundo social do qual fazem parte.  A leitura é um dos meios de desenvolvimento da linguagem e, sobretudo, um exercício intelectual de conscientização e de conhecimento. É uma rica fonte de formação e informação. A prática da leitura como instrumento para busca de informação, torna-se fundamental para a compreensão da diversidade do mundo. Neste contexto apresentado, o Centro de Estudos é o espaço capaz de criar as condições favoráveis à formação de leitores em um ambiente de encontros, prazeres e descobertas, a fim de promover e estimular em crianças, jovens e adultos o gosto e o hábito pela leitura.

Objetivo Geral: Incentivar o prazer pela leitura, criar o hábito de ler e promover a formação de cidadãos leitores, críticos e socialmente ativos.

Objetivos específicos: Despertar o prazer e o interesse pela leitura; Promover a participação da comunidade, famílias e instituições parceiras no processo de construção e produção de conhecimento e de cultura, através do prazer da leitura; Formar multiplicadores de leitores para que estes atuem nas escolas, comunidades e instituições parceiras, auxiliando-os na construção cultural através do ato ler; Proporcionar às crianças, familiares e comunidade o acesso a livros diversificados e de qualidade;

Um comentário em “Ciranda Literária”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *